quinta-feira, março 21, 2013

MALDITA IDADE DAS TREVAS NO SÉC: XXI!!!

ARROGÂNCIA, A "HYBRIS" DOS GREGOS ANTIGOS E DOS JUÍZES DO PROCESSO CASA PIA


"É claro que os Gregos cometeram erros sérios, não só em relação à natureza, mas também em relação à natureza humana. Alguns desses erros tiveram consequências desastrosas até aos nossos dias. Mas a nossa explosão de conhecimento também cometeu erros, alguns dos quais poderão, em última análise, levar ao desastre da raça humana enquanto todo.


"Em ambos os casos, os erros deveram-se, e devem-se, à arrogância: uma espécie de presunção altiva que implica um desrespeito sacrílego pelos limites que o universo ordenado impõe às acções dos homens e das mulheres. Os Gregos deram um nome especial à arrogância humana: hybris. Os Gregos consideravam a hybris um pecado e veneravam uma deusa, Némesis, que punia quem o cometesse.
"Hoje em dia, não temos um nome especial para a arrogância humana, nem veneramos Némesis, mas os sinais do seu trabalho encontram-se um pouco por todo o lado."

(In Breve História do Saber, de Charles van Doren, Edições Caderno – uma chancela de ASA Editores -, pág. 58)

Vejamos, então e ainda, o processo Casa Pia:

Dizem os juízes do julgamento:

“A convicção do julgador não é uma convicção arbitrária, mas é objectivada até onde pode ser. Isto porque no processo pelo qual explicamos porque é que chegámos a determinada conclusão, interpretámos determinado gesto, modo de estar ou de falar, com determinado sentido, há necessariamente uma componente de convicção não inteiramente objectivável. É aquilo que advém da imediação – e o que estamos a dizer aplica-se, como é evidente, ao que foram as análises que o Tribunal fez das declarações dos Assistentes ou dos arguidos – e que os critérios de racionalidade pura, os conhecimentos científicos, teses ou teorias quanto à mente, à memória ou à sua recuperação, ou o que é a experiência comum por vezes não podem afastar.” (pág. 1282 do Ac. de 1ª instância)

Ver, a este propósito:

http://www.vickbest.blogspot.pt/2013/02/breves-apreciacoes-juridicas-sobre-o.html

e


A arrogância dos juízes de julgamento do processo Casa Pia não pode ser anulada por nenhuma prece à deusa Némesis, nem pelos juízes (já que estes nela não acreditam, porque eles próprios se julgam "deuses"...), nem pelos particulares, simplesmente porque estes devem obediência, como todos, às decisões judiciais...SAFA! MALDITA ARROGÂNCIA!!! MALDITA IDADE DAS TREVAS NO SÉC.XXI!!!
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.