(continuação)
Capítulo VI
O Interior dos Seres Humanos e o “Exterior”
Todos nós, SERES HUMANOS, temos o nosso INTERIOR, a nossa ESSÊNCIA, a nossa CONSCIÊNCIA, o nosso EGO, aquilo que individualiza o autor do leitor, o Manuel da Maria ou do António, a Gertrudes do Felizberto, ou o José...
Cada um de nós tem a sua INDIVIDUALIDADE, quer seja político destacado ou desempregado em dificuldades, doutor ou analfabeto, príncipe ou servo, agricultor ou citadino, branco, preto ou amarelo, religioso ou ateu, bom ou mau..., homem ou mulher.
Mas se é verdade que a realização INTERIOR do HOMEM passa e tem como objectivo a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, por ser essa a VONTADE DIVINA, não é menos certo que há actuações de HOMENS que se afastam de tal VONTADE, dando corpo, como vimos, à figura do DIABO.
Significa isto, como corolário necessário, que, embora por VONTADE DIVINA o HOMEM tende para a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, o HOMEM possui LIBERDADE de se afirmar e determinar, de escolher a via de VONTADE DIVINA, obedecendo-lhe, ou de se afastar dela, dando corpo ao DIABO e caindo na senda do pecado.
O PECADO não é mais do que toda aquela actuação do HOMEM que o afasta da concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE, como vimos.
Porém, o HOMEM, com a sua LIBERDADE, “sabe” intuitivamente que a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE passa pela realização ESPIRITUAL (da CENTELHA DIVINA) de TODOS OS SERES HUMANOS, sem excepção de um único, já que, enquanto houver um único que não atinja tal realização, o DIABO ainda terá corpo.
A realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, conforme a VONTADE DIVINA passa ou só se concretiza QUANDO TODOS OS SERES HUMANOS SE UNIREM NO ESPÍRITO SANTO (comunhão de realização ESPIRITUAL), isto é, naquela manifestação da VONTADE DIVINA NA CRIAÇÃO (o ESPÍRITO SANTO manifestado na CRIAÇÃO), para concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE, tudo conforme a VONTADE DIVINA.
Mas, ao mesmo tempo que cada SER HUMANO actua no seu “INTERIOR” – procurando conhecê-lo e conhecer-se (para o que deve conhecer também o “INTERIOR” de cada seu semelhante, reconhecendo neste também tal actuação) – actua também sobre o que lhe é “EXTERIOR”, isto é, tudo o que é exterior aos SERES HUMANOS, de modo a trabalhá-lo e a compreendê-lo.
Ora, como vimos, quer este “INTERIOR” quer aquele “EXTERIOR” ao SER HUMANO é sempre, sempre, “CORPO” de DEUS (CRIAÇÃO de DEUS de SI PRÓPRIO e que existe dentro DELE). E, à medida que o SER HUMANO vai conhecendo e dominando tal “CORPO”, vai aproximando-se de DEUS.
Assim, não apenas importante é o “INTERIOR” HUMANO (a meditação, o estudo, eventualmente o ascetismo) como também é o “EXTERIOR” ao HUMANO, isto é, viver e “trabalhar” no MUNDO, pois tudo é “INTERIOR” de DEUS, tudo é o SEU “CORPO”, criado de SI e existente dentro DELE.
Se ORAR a DEUS significa “sintonizarmo-nos” com ELE, sabendo que estamos dentro DELE, “trabalharmos” o nosso “INTERIOR” ou o nosso “EXTERIOR” significa trabalharmos o “CORPO” de DEUS, para nos aproximarmos DESTE, “conhecendo-o” através da SUA CRIAÇÃO.
Resumindo: o CAMINHO INTERIOR do HOMEM (leia-se de todos os SERES HUMANOS) – actuando através do seu “INTERIOR” e “EXTERIOR” – é atingirem a realização ESPIRITUAL e esta só se CONCRETIZARÁ quando TODOS OS SERES HUMANOS se unirem no ESPÍRITO SANTO, tudo o que concretizará a SANTÍSSIMA TRINDADE conforme com a VONTADE DIVINA.
A SANTÍSSIMA TRINDADE é apontada pelas religiões cristãs como sendo o PAI (DEUS), o FILHO (CRISTO) e o ESPÍRITO SANTO (MANIFESTAÇÃO de DEUS na CRIAÇÃO), o que é VERDADE.
Mas CRISTO, o FILHO UNIGÉNITO de DEUS “morreu” na CRUZ para ultrapassar a barreira da morte material e física, como sacrifício para provar a VIDA PLENA à DIREITA do PAI e ensinar à HUMANIDADE o CAMINHO: a “morte” é redentora quando o HOMEM pretende DEUS e a SUA VONTADE e, pela intercepção de CRISTO, o HOMEM (ESPÍRITO) RESSUSCITA junto do PAI, como INDIVIDUALIDADE.
A realização da SANTÍSSIMA TRINDADE depois da “morte” e ressurreição de CRISTO passou a ser a UNIÃO entre o PAI (DEUS), o ESPÍRITO SANTO (ou AMOR DIVINO) e o FILHO (agora, TODO O SER HUMANO, resgatado por CRISTO e pela intercepção DESTE, junto do PAI, à direita do QUAL SE encontra SENTADO).
Enquanto houver um único ESPÍRITO fora do CAMINHO da realização SANTÍSSIMA TRINDADE, a realização DESTA não se concretizará, porque CRISTO deu a VIDA por toda a HUMANIDADE (TODOS OS SERES HUMANOS e não apenas alguns).
Note-se que cada SER HUMANO ao actuar no INTERIOR e no EXTERIOR, mais não faz do que actuar no “Corpo” de DEUS, pois, como vimos, ESTE fez o MUNDO de SI. E, à medida que o HOMEM conhece tal “Corpo”, cada vez vai conhecendo mais o próprio DEUS, no meio do QUAL tudo se encontra, desde a si próprio, HOMEM, como o MUNDO “EXTERIOR”.
Cada SER HUMANO usará da sua LIBERDADE para a concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE ou vivência no PECADO, sendo que, a partir daqui, a equacionação da questão é POLÍTICA e ultrapassa os objectivos deste ensaio.
FIM
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O Interior dos Seres Humanos e o “Exterior”
Todos nós, SERES HUMANOS, temos o nosso INTERIOR, a nossa ESSÊNCIA, a nossa CONSCIÊNCIA, o nosso EGO, aquilo que individualiza o autor do leitor, o Manuel da Maria ou do António, a Gertrudes do Felizberto, ou o José...
Cada um de nós tem a sua INDIVIDUALIDADE, quer seja político destacado ou desempregado em dificuldades, doutor ou analfabeto, príncipe ou servo, agricultor ou citadino, branco, preto ou amarelo, religioso ou ateu, bom ou mau..., homem ou mulher.
Mas se é verdade que a realização INTERIOR do HOMEM passa e tem como objectivo a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, por ser essa a VONTADE DIVINA, não é menos certo que há actuações de HOMENS que se afastam de tal VONTADE, dando corpo, como vimos, à figura do DIABO.
Significa isto, como corolário necessário, que, embora por VONTADE DIVINA o HOMEM tende para a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, o HOMEM possui LIBERDADE de se afirmar e determinar, de escolher a via de VONTADE DIVINA, obedecendo-lhe, ou de se afastar dela, dando corpo ao DIABO e caindo na senda do pecado.
O PECADO não é mais do que toda aquela actuação do HOMEM que o afasta da concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE, como vimos.
Porém, o HOMEM, com a sua LIBERDADE, “sabe” intuitivamente que a realização da SANTÍSSIMA TRINDADE passa pela realização ESPIRITUAL (da CENTELHA DIVINA) de TODOS OS SERES HUMANOS, sem excepção de um único, já que, enquanto houver um único que não atinja tal realização, o DIABO ainda terá corpo.
A realização da SANTÍSSIMA TRINDADE, conforme a VONTADE DIVINA passa ou só se concretiza QUANDO TODOS OS SERES HUMANOS SE UNIREM NO ESPÍRITO SANTO (comunhão de realização ESPIRITUAL), isto é, naquela manifestação da VONTADE DIVINA NA CRIAÇÃO (o ESPÍRITO SANTO manifestado na CRIAÇÃO), para concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE, tudo conforme a VONTADE DIVINA.
Mas, ao mesmo tempo que cada SER HUMANO actua no seu “INTERIOR” – procurando conhecê-lo e conhecer-se (para o que deve conhecer também o “INTERIOR” de cada seu semelhante, reconhecendo neste também tal actuação) – actua também sobre o que lhe é “EXTERIOR”, isto é, tudo o que é exterior aos SERES HUMANOS, de modo a trabalhá-lo e a compreendê-lo.
Ora, como vimos, quer este “INTERIOR” quer aquele “EXTERIOR” ao SER HUMANO é sempre, sempre, “CORPO” de DEUS (CRIAÇÃO de DEUS de SI PRÓPRIO e que existe dentro DELE). E, à medida que o SER HUMANO vai conhecendo e dominando tal “CORPO”, vai aproximando-se de DEUS.
Assim, não apenas importante é o “INTERIOR” HUMANO (a meditação, o estudo, eventualmente o ascetismo) como também é o “EXTERIOR” ao HUMANO, isto é, viver e “trabalhar” no MUNDO, pois tudo é “INTERIOR” de DEUS, tudo é o SEU “CORPO”, criado de SI e existente dentro DELE.
Se ORAR a DEUS significa “sintonizarmo-nos” com ELE, sabendo que estamos dentro DELE, “trabalharmos” o nosso “INTERIOR” ou o nosso “EXTERIOR” significa trabalharmos o “CORPO” de DEUS, para nos aproximarmos DESTE, “conhecendo-o” através da SUA CRIAÇÃO.
Resumindo: o CAMINHO INTERIOR do HOMEM (leia-se de todos os SERES HUMANOS) – actuando através do seu “INTERIOR” e “EXTERIOR” – é atingirem a realização ESPIRITUAL e esta só se CONCRETIZARÁ quando TODOS OS SERES HUMANOS se unirem no ESPÍRITO SANTO, tudo o que concretizará a SANTÍSSIMA TRINDADE conforme com a VONTADE DIVINA.
A SANTÍSSIMA TRINDADE é apontada pelas religiões cristãs como sendo o PAI (DEUS), o FILHO (CRISTO) e o ESPÍRITO SANTO (MANIFESTAÇÃO de DEUS na CRIAÇÃO), o que é VERDADE.
Mas CRISTO, o FILHO UNIGÉNITO de DEUS “morreu” na CRUZ para ultrapassar a barreira da morte material e física, como sacrifício para provar a VIDA PLENA à DIREITA do PAI e ensinar à HUMANIDADE o CAMINHO: a “morte” é redentora quando o HOMEM pretende DEUS e a SUA VONTADE e, pela intercepção de CRISTO, o HOMEM (ESPÍRITO) RESSUSCITA junto do PAI, como INDIVIDUALIDADE.
A realização da SANTÍSSIMA TRINDADE depois da “morte” e ressurreição de CRISTO passou a ser a UNIÃO entre o PAI (DEUS), o ESPÍRITO SANTO (ou AMOR DIVINO) e o FILHO (agora, TODO O SER HUMANO, resgatado por CRISTO e pela intercepção DESTE, junto do PAI, à direita do QUAL SE encontra SENTADO).
Enquanto houver um único ESPÍRITO fora do CAMINHO da realização SANTÍSSIMA TRINDADE, a realização DESTA não se concretizará, porque CRISTO deu a VIDA por toda a HUMANIDADE (TODOS OS SERES HUMANOS e não apenas alguns).
Note-se que cada SER HUMANO ao actuar no INTERIOR e no EXTERIOR, mais não faz do que actuar no “Corpo” de DEUS, pois, como vimos, ESTE fez o MUNDO de SI. E, à medida que o HOMEM conhece tal “Corpo”, cada vez vai conhecendo mais o próprio DEUS, no meio do QUAL tudo se encontra, desde a si próprio, HOMEM, como o MUNDO “EXTERIOR”.
Cada SER HUMANO usará da sua LIBERDADE para a concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE ou vivência no PECADO, sendo que, a partir daqui, a equacionação da questão é POLÍTICA e ultrapassa os objectivos deste ensaio.
FIM
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