quarta-feira, agosto 03, 2005

(continuação)


CAPÍTULO V


O Que É o ESPÍRITO SANTO


Vimos no CAPÍTULO II a resposta à interrogação sobre Qual o GRANDE PLANO DE DEUS ao fazer a SUA OBRA, a CRIAÇÃO.

Vimos que ELE INVOLUIU a sua “ESSÊNCIA” em princípios inferiores, porque tudo o que existia não podia ter existência fora DELE, já que ELE, por ser OMNIPRESENTE, tudo contém e nada existe nem poderia existir fora DELE.

E com que objectivo?

Para que, na EVOLUÇÃO subsequente à INVOLUÇÃO nos princípios inferiores, fossem criadas “INDIVIDUALIDADES” que se sentassem à SUA mesa no PARAÍSO.

Isto é, DEUS quis fazer, de nós, SERES HUMANOS, verdadeiros “DEUSES” e que com ELE, como “INDIVIDUALIDADES” partilhássemos da SUA “ESSÊNCIA”.

Vimos, também, anteriormente que houve uma EVOLUÇÃO posterior a uma INVOLUÇÃO, esta necessária à CRIAÇÃO.

Significa isto que DEUS, quando se INVOLUIU, tinha a Intenção, já e desde sempre, daquele objectivo de fazer dos SERES HUMANOS verdadeiros “DEUSES”.

A esta intenção corresponde o ESPÍRITO SANTO.

Foi SANTA e infinitamente bondosa, um acto de PURO AMOR, a intenção de DEUS se dividir em “INDIVIDUALIDADES” (o SER HUMANO), para tanto se tendo INVOLUÍDO (“fazendo” a CRIAÇÃO), de modo a que houvesse uma EVOLUÇÃO que levasse ao aparecimento dos SERES HUMANOS.

Toda esta INTENÇÃO de DEUS atravessa toda a SUA “CRIAÇÃO” e tem o nome de ESPÍRITO SANTO, ou AMOR DIVINO.

O SER HUMANO não é um anjo caído, mas produto da EVOLUÇÃO daquela INVOLUÇÃO inicial de DEUS em princípios inferiores.

As referências em textos Sagrados ao paraíso perdido do HOMEM não passam de referências Humanas ao IDEAL (platónico) do que seria a perfeição Humana e que correspondia ao fim dos tempos ou o objectivo final de DEUS, através do ESPÍRITO SANTO, feitas pelos profetas e Homens de Boa Vontade e condutores da Humanidade, para levarem aos Homens um ideal de comportamento que, não sendo referido como Anterior, não receberia eco e daria lugar a todas as especulações e condutas de liberdade fora do PROJECTO DIVINO.

O pecado, já por nós analisado, mais não é do que a predominância, no SER HUMANO, daqueles princípios inferiores da inicial Involução a predominarem sobre a actuação do ESPÍRITO SANTO, o QUAL, a final e nos fins dos tempos, vencerá inequivocamente a batalha para a concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE.

Daí que, também, ao longo da História Humana, o próprio conceito de DEUS, pelos SERES HUMANOS, tenha variado e EVOLUÍDO.

Quando todos os SERES HUMANOS se encontrarem em sintonia com o ESPÍRITO SANTO, teremos a concretização da SANTÍSSIMA TRINDADE: o PAI (DEUS), o FILHO (todos os SERES HUMANOS) e o ESPÍRITO SANTO (a Manifestação e a Vontade de DEUS na Criação), unidos em UMA SÓ PESSOA.

DEUS SERÁ TUDO EM TODOS.

Dedicaremos, em seguida, apenas um Capítulo à afirmação INTERIOR e EXTERIOR de cada SER HUMANO, de acordo com tal objectivo DIVINO, tudo isto, aliás, para o leitor que se sinta motivado e interessado em conhecer a nossa posição.


(continua)
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.