ULTRAPASSANDO OS TRÊS PRIMEIROS CHAKRAS E ENTRANDO NO QUARTO…
«Como cultura do quarto “chakra”, temos uma linguagem de intimidade que se baseia agora em feridas. Antes da década de sessenta, a conversa aceitável consistia principalmente de trocas de informação sobre questões do primeiro, segundo e terceiro “chakras”: nomes, locais de origem, trabalho e passatempos. Raramente alguém revelava pormenores dos seus desejos sexuais ou da profundidade do seu tormento psicológico ou emocional. A nossa cultura ainda não se sentia à vontade com esse nível de discussão, e faltava-nos vocabulário para ele.
«Desde que nos tornámos uma cultura do quarto “chakra”, no entanto, tornámo-nos terapeuticamente fluentes, criando no processo uma linguagem de intimidade a que eu chamo «feridologia». Utilizamos agora a revelação e troca de feridas como matéria de conversa, na realidade, como a cola que segura uma relação. Tornámo-nos tão bons nisso, de facto, que convertemos a nossas feridas numa espécie de «moeda relacional», que usamos para controlar situações e pessoas. Os inúmeros grupos de apoio para ajudar as pessoas a resolver as suas histórias de abuso, incesto, dependência e violência física, para nomear apenas algumas, só servem para destacar a feridologia como linguagem contemporânea de intimidade. No enquadramento destes grupos de apoio bem intencionados, os membros recebem – muitas vezes pela primeira vez – a validação tão necessária do dano que sofreram. A efusão da compaixão por parte de membros do grupo atentos sabe como um grande copo de água fresca num dia quente e seco.»
(In “Anatomia do Espírito”, de Caroline Myss, Sinais de Fogo, pág. 233)
- CAROLINE MYSS - Caroline Myss (pronuncia-se mace; nascida em 1952) é autora americana de inúmeros livros e fitas de áudio, incluindo cinco best sellers do New York Times: Anatomia do Espírito (1996), Por que as pessoas não curam e como podem (1998), Sacred Contracts (2002), Invisible Acts of Power (2004), Entrando no Castelo (2007) e Defy Gravity (2009). Seu livro mais recente, Archetypes: Who Are You? foi publicado em 2013. Ela se descreve como uma médica intuitiva e mística. (Wikipédia) -
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home