domingo, janeiro 21, 2018

COMO SE “CONSTRÓI” UM MAGISTRADO…


Pega-se num recém-licenciado em Direito…
Fazem-se-lhe umas provas sobre leis…
Sendo admitido, entra na escola de formação de magistrados – o CEJ -, onde lhe são dadas mais lições sobre leis, substantivas e processuais…
Entretanto, o candidato a magistrado é tratado por “Dr. para aqui”, “Dr. para acolá”, e é cercado e tratado cheio de deferências e vénias – e não ganha nada mal…
Assim, o candidato, pelo mesmo reflexo do cão de Pavlov, vai associando a “lei” e sua “defesa” ao conforto e ao prazer de ser bem tratado por todos os que o rodeiam – “Dr. para aqui”, “Dr. para acolá”, vénias e deferências…
O candidato torna-se um “fundamentalista” defensor da lei…
Assim é “formatado” o magistrado…
Entretanto, no mundo real, as pessoas em geral têm de tratar da sua “vidinha”, do emprego, da família, dos filhos – e são “formatadas” na MATRIX do consumo, da “felicidade” associada a “muito dinheiro”…
Como assim, estas vão violando a lei e as normas jurídicas que, por todos os lados, as condicionam…
E o magistrado dá-lhes “caça”…
A “lei acima de tudo” – pouco importando as razões que as levaram, em “formatação”, a violá-las…
Por isso que os magistrados, em geral, são técnicos da lei que, em geral também, não percebem nada de Justiça – praticam apenas, em geral, a “justiça”…
Nada de consciência – tudo apenas condicionamento…
Assim se “constrói” um magistrado…
(Usámos, neste texto, o substantivo masculino/neutro “magistrado” para abranger os dois sexos, masculino e feminino, pelo que ele se aplica a homens e mulheres – fica esta nota para evitar “confusões”…)
Disse!
- Victor Rosa de Freitas -   

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.