quarta-feira, janeiro 08, 2020

ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…

- «Análise do poema 59 – Medicamento
«”O conselho do honesto é como um bom medicamento,
até para as pessoas saudáveis.”
«Aqui, o Imperador Meiji utiliza o termo «medicamento», título do poema, como metáfora para um bom conselho. Um conselho não é mais do que um parecer sobre o que convém fazer ou não. Um bom conselho ajuda sempre porque vem pautado na dignidade, na decência, na verdade e na sinceridade, é um «remédio» edificante, que, a seu tempo e em certas situações, traz preciosos benefícios. O Imperador utiliza a expressão «conselho do honesto» como sendo a opinião proveniente de uma pessoa honrada e virtuosa nos seus atos e declarações, perfil do sábio e do verdadeiro Mestre. Um bom conselheiro geralmente é uma «farmácia viva» onde se encontram «remédios» para muitos males, principalmente os males morais.
«A passagem «até para as pessoas saudáveis» surge com o significado de «contribui até para as pessoas de decoro».
«A mensagem implícita no poema diz-nos que um bom conselho motivador pode possuir propriedades terapêuticas para distúrbios éticos e mesmo doenças, trazendo benefícios inclusivamente para pessoas íntegras e sãs.
«Mikao Usui
«O Mestre Mikao Usui seguramente selecionou este poema a fim de incentivar os reikianos a aconselharem-se sempre. É conveniente pedirmos conselho, nem sempre para o seguirmos, mas para que nos ilumine.
«Os sábios Mestres de Reiki japoneses não costumam dar conselhos a quem não os pede. Sabem que é impossível aconselhar quem não admite conselhos.
«O Mestre Usui certamente também selecionou este poema em consideração para com o princípio do Reiki «Seja aplicado e honesto no seu trabalho». Também no trabalho nenhum inimigo é pior do que um mau conselho proveniente de uma pessoa propensa a enganar, mentir ou defraudar.
«Segue-se um texto bíblico que nos remete para o poema:
«”Procura o conselho de qualquer pessoa sensata
e não desprezes nenhum conselho salutar.”
(Tobias, 4, 18)»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 264 e 265)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 08.01.2020

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.