ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…
- «Análise do poema 11 – Pensamento ocasional
«”Mesmo que tenhas conseguido uma vida abundante
e livre de problemas, nunca te esqueças das obrigações
da verdadeira generosidade.”
e livre de problemas, nunca te esqueças das obrigações
da verdadeira generosidade.”
«No poema, o Imperador Meiji enaltece a importância da «verdadeira generosidade», inclusivamente para quem já alcançou o êxito.
«Num mundo em que o ter supera muitas vezes o ser, o sentimento de generosidade aparece contaminado pela ideia de doação de bens materiais e esses, embora certamente ajudem, não alimentam a alma humana. A «verdadeira generosidade» à qual o Imperador se refere não quer dizer dar alguma coisa de comer ao pobre depois de já estar satisfeito, mas sim a própria pessoa ficar com fome ao dar a outro de comer. Seria dar mais do que se pode, sem interesses ocultos e sem necessidade de receber algo em troca.
«A generosidade não se limita aos bens materiais. Generosas são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir algo de material com as outras como aquelas que dividem um tempo agradável. Temos sempre algo para oferecer aos outros, mesmo que nos estejamos a sentir carentes. Desta forma, à medida que conseguimos doar, ficamos mais «ricos» e esta é uma regra do Universo que nunca falha.
«A mensagem implícita no poema diz respeito à necessidade de exercer a «verdadeira generosidade» mesmo para quem já alcançou a riqueza e a estabilidade. Não existe nobreza sem generosidade. Um rico sem generosidade é como uma árvore sem frutos.
«Mikao Usui
«O Mestre Mikao Usui seguramente selecionou este poema pela ligação da generosidade ao Princípio do Reiki «Seja gentil com os outros.» Ele sabia que um dos maiores «inimigos» é o egoísmo que nos cega, o sentimento de posse que não admite perdas ou concessões.
«A generosidade é a virtude da prática do desapego e o antídoto contra a avareza. Aqueles que recebem no final perdem, mas aqueles que oferecem recebem «presentes» eternamente. Cada ato generoso é um degrau acima em direção ao Céu.
«O Mestre Usui era budista e, segundo a filosofia budista, existem quatro formas de generosidade: partilhar ensinamentos; oferecer coisas materiais; oferecer proteção, consolo e coragem; e ofertar incondicionalmente aos outros o nosso tempo, o apoio emocional, Reiki e boas palavras.
«A «verdadeira generosidade» é «irmã» do amor e da amizade, une e solidariza as pessoas, possibilitando ultrapassar as distâncias sociais, raciais e os preconceitos. Abre as portas do nosso coração para que nos comuniquemos com o outro, de um modo mais fácil e aberto.
«Segue-se uma parábola que nos remete para o poema:
«”O carro de um vendedor que viajava pelo interior avariou-se. Enquanto conversava com um agricultor de um campo próximo, descobrem que ambos são reikianos. O vendedor está preocupado porque tem um compromisso importante na cidade local
«” – Não se preocupe! – diz o agricultor – Pode usar o meu carro. Vou chamar um amigo e pedir-lhe para o arranjar enquanto vai ao seu compromisso.
«”E lá foi o vendedor. Umas duas horas mais tarde voltou, mas infelizmente o carro precisava de uma peça que só iria chegar no dia seguinte.
«” – Não há problema! – diz o agricultor – Pode utilizar o meu telefone e adie o seu primeiro compromisso de amanhã. Fique connosco hoje e faremos o possível para que o seu carro esteja pronto logo de manhã cedo!
«”A esposa do agricultor preparou um jantar maravilhoso e todos tomaram um pouco de chá naquela noite agradável. O vendedor dormiu profundamente e quando acordou lá estava o seu carro, arranjado e pronto para partir. Após um excelente pequeno-almoço, o vendedor agradeceu a ambos a hospitalidade.
«”Quando ele e o agricultor se dirigiam para o seu carro, o vendedor voltou-se e perguntou:
«” - Meu irmão, muito obrigado, mas preciso de lhe perguntar. Ajudou-me porque eu sou reikiano?
«” – Não – foi a resposta – Ajudei-o porque eu sou reikiano.”»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 72 a 74)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 29.12.2019
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home