ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…
- «Análise do poema 8 – O amigo
«”O verdadeiro espírito da amizade está em revelar o erro ao outro
e demonstrar sem problemas o quão próximo estás dele.”
e demonstrar sem problemas o quão próximo estás dele.”
«Aqui, o Imperador Meiji utiliza o termo «amigo», título do poema, numa alusão ao «verdadeiro espírito da amizade», quando nos permitimos falar com um amigo não só das suas qualidades, mas também dos seus defeitos.
«A frase «O verdadeiro espírito da amizade está em revelar o erro ao outro e demonstrar sem problemas o quão próximo estás dele», corpo do poema, aparece com o significado de «um amigo sincero é aquele que também mostra os nossos erros e nos ajuda a vencê-los». Cada verdadeiro amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos. Um verdadeiro amigo pode tornar a nossa vida mais rica.
«No poema, o termo «próximo» aparece como uma metáfora de presença e atenção nos momentos difíceis. Sabemos que na prosperidade é fácil encontrar amigos, mas conhecemos os verdadeiros amigos na adversidade. O verdadeiro amigo é aquele que chega quando todos já se foram.
«A mensagem implícita no poema diz-nos que um verdadeiro amigo não nos aplaude o tempo inteiro, mas também nos mostra quando erramos e aponta-nos defeitos para que possamos estar sempre a crescer.»
«(…)
«Albert Einstein disse:
«”Nenhum problema pode ser resolvido
pelo mesmo grau de consciência que o gerou.”»
pelo mesmo grau de consciência que o gerou.”»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 60 e 61)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 29.12.2019
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home