sexta-feira, dezembro 27, 2019

ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…

- «Análise do poema 5 – Pensamento ocasional
«”Observa e aprende com as gotas de chuva que escavam a rocha.
Descarta a ideia de que realizar uma tarefa é demasiado difícil.
Nada é impossível.”
«No poema, o Imperador Meiji destaca que a Natureza faz sempre a sua parte, procurando ensinar-nos a viver. Nela e nas pequenas coisas pode-se encontrar a melhor resposta para o maior problema.
«O Imperador utiliza a passagem «as gotas de chuva que escavam a rocha» como metáfora da perseverança. O ditado é velho e famoso: «Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.» Como se pode comprovar, este fenómeno acontece na Natureza e designa-se por erosão. Literalmente, os pingos de chuva caem e acabam por fazer um buraco na pedra, não pela sua força ou violência, mas por causa da sua persistência. Da mesma forma, os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. O segredo é ser constante. Não é sempre o mais rápido que vence a corrida, mas sim aquele que continua a correr. Nada substitui a persistência para o caminho do êxito. A perseverança é uma das virtudes através da qual todas as outras virtudes dão fruto.
«Diz também o Imperador «descarta a ideia», ou seja, mude a sua forma de pensar. Atraímos aquilo em que pensamos e aquilo em que acreditamos. Cada um de nós cria a sua própria realidade. Devemos acreditar em nós mesmos. Deus nunca nos dá uma tarefa que não possamos realizar. O fardo nunca é tão pesado de forma que não possamos carregá-lo. O Imperador alerta-nos inclusivamente para o facto de «nada ser impossível».
«A mensagem implícita no poema diz-nos que podemos aprender muito observando a Natureza, ela ensina-nos a arte de perseverar e de esperar: o que parece tão difícil, e até impossível, pode ser realizado com insistência e paciência. A mensagem louva a persistência como virtude que vence a dificuldade, ou seja, as coisas podem ser difíceis, mas se insistirmos acabaremos por vencer.
«(…)
«O Mestre Jesus disse:
«”Quem insiste alcança a bênção.” (Marcos 5, 21-43) e
«”Nada é impossível para Deus.” (Lucas 1, 37).»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 48 e 49)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 27.12.2019

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.