quarta-feira, janeiro 01, 2020

ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…

- «Análise do poema 26 – A água
«”A água é tão flexível que cabe em qualquer recipiente,
mas tem força para perfurar a pedra.”
«Aqui, o Imperador Meiji mostra-nos mais uma vez que podemos aprender com a natureza, observando as particularidades da «água», título do poema.
«Na passagem «A água é tão flexível que cabe em qualquer recipiente» o Imperador exalta a virtude da flexibilidade e na passagem «mas tem força para perfurar a pedra» aclama o poder da perseverança.
«Dizem as tradições orientais que a água é o mais poderoso dos elementos, porque é o exemplo do mais alto grau de não resistência e da persistência. As águas de um rio vão sempre para o oceano, para o que é grandioso, e isso é o que importa. Quando encontram uma pedra pelo caminho, não ficam paradas, «a censurar», pois não veem nenhuma vantagem em perder tempo e energia por causa de um incidente natural, contornam o obstáculo e seguem normalmente o seu curso; se pressionadas por algum motivo, adaptam-se; se ficam presas, purificam-se, deixando para trás todas as impurezas que não lhes interessam. Se a água «combatesse» os entraves característicos do caminho, como as pedras ou os troncos de árvores, consumir-se-ia desnecessariamente, e, por consequência, retardaria a sua chegada ao mar.
«Ser flexível não é sinónimo de ser fraco, muito pelo contrário: a água é flexível e tem o poder de perfurar uma pedra e desgastar uma rocha, fenómeno que se designa por erosão e que acontece na natureza. Literalmente, os pingos da chuva caem e acabam por fazer um buraco na pedra, não pela sua força ou violência, mas por causa da sua persistência. Diz o ditado popular que «Água mole em pedra dura tanto bate até que fura». O segredo é ser perseverante.
«A mensagem implícita no poema diz-nos que as pessoas mais fortes são as mais perseverantes e maleáveis, abertas a mudanças, novas informações, novas interpretações das circunstâncias e das ocorrências do quotidiano, reciclando crenças e ideias, prontas a ceder diante das renovações, reformulando planos, admitindo novas opiniões, aderindo a convicções baseadas em provas incontestáveis, angariando, assim, energias que fortalecem e alimentam o próprio espírito.
«Mikao Usui
«A exemplo dos antigos sábios, o Mestre Mikao Usui percebeu seguramente o facto de imperarem a flexibilidade e a perseverança no modo de viver bem. Quanto menos uma pessoa se opuser às dificuldades da vida mais resistente se tornará para viver em plenitude. A maioria as coisas muito rígidas e duras tem grande propensão para se partir. Somos seres em contínua evolução e precisamos de aprender a adaptar-nos. Se ficarmos inflexíveis, resistindo e envolvendo-nos com cada um dos pequenos contratempos do quotidiano, iremos criar impedimentos para cumprir a tarefa evolutiva da nossa existência.
«O Mestre Usui seguramente também selecionou este poema pela segunda mensagem implícita, que consiste na perseverança. Num tratamento de Reiki complexo e delicado, nada termina até que deixemos de tentar.
«Segue uma citação que nos remete para o poema:
«Samuel Johnson disse:
«”Os grandes feitos são conseguidos não pela força,
mas pela perseverança.”»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 132 e 133)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 01.01.2020

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.