terça-feira, junho 10, 2008

O Presidente da República e a "raça" portuguesa

“Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.

(Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, no dia 10 de Junho de 2008).

Raça têm os animais irracionais, que reagem a certos instintos da mesma maneira e que têm certas características físicas que os distinguem dos outros animais irracionais.

Os seres humanos são os únicos animais que possuem inteligência e LIBERDADE para superar os instintos e as características animais e tornar-se, cada um, um ser irrepetível e distinto dos outros, de modo a tornar-se cidadão do seu país e membro da comunidade Humana no seu todo e não de uma qualquer “raça”.

Ao referir-se à “raça” do povo português, à “raça” de Camões, à “raça” das comunidades portuguesas, o PR está a reduzir os portugueses a uma raça de animais irracionais, com os seus instintos animais característicos, distintos das outras "raças" humanas.

Está a fazer de todos nós, portugueses, não cidadãos conscientes e responsáveis – que até votam na escolha dos seus representantes políticos, incluindo o PR – mas uma raça de animais irracionais, no topo do qual se encontra ele, PR.

Não me revejo nesta linguagem do PR, nem me revejo nele como “chefe” desta raça de animais irracionais.

Respeito o PR enquanto mais alto magistrado da Nação portuguesa, enquanto constituída por cidadãos com uma história comum, com uma língua comum, com uma cultura comum, que ele representa, ao mais alto nível, quer interior, quer exteriormente.

Mas há que repudiar uma linguagem que faz apelo a um nacionalismo instintivo, animal e irracional e nos coloca como um bando e uma raça de animais irracionais dentro de um território e espalhado em comunidades por todo o mundo, a comemorar, pretensamente e em bando, a nossa “raça” contra as outras “raças” dos outros povos.

Pois, nos Humanos, “raça” há só uma, a HUMANA E MAIS NENHUMA!

Já agora, pense nisso!

1 Comments:

Blogger H. Sousa said...

Este Presidente tem muitas deficiências culturais e, quiçá, rácicas!... eheheheh!

10:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.