sexta-feira, junho 13, 2008

Humor entre Pai e Filho, ambos adultos



Quase sempre que me encontro com o meu Pai (eu com 53 e ele com quase 80 anos de idade), brincamos, à despedida, com a seguinte adivinha oriunda dos indígenas “m’huílas” da zona sul de Angola, Lubango, ex-Sá da Bandeira:

Eu – "Ovê, m’buálê! Lupólô"! (Ó Mais Velho! Adivinha lá!)

Meu Pai: "Luíié"! (Diz lá!)

E – "Y hateka, hateka, nuca verivassa! Ô tchi-tchi"? (Corre, corre, corre, nunca apanha! O que é?)

MP – "Ô màlólò yo tukutúku! Ô màlólò yó cônhima nuca verivassa ô màlólò yó comútuè"! (São as rodas do carro! As rodas de trás nunca agarram as rodas da frente!)

Assim brincam dois filhos de Angola, dois portugueses-angolanos, na pureza do seu relacionamento familiar…algures pelo Ribatejo, em Portugal.
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.