segunda-feira, outubro 21, 2019

A TERAPIA DA POLARIDADE…

«A Terapia da Polaridade é baseada em um paradigma transpessoal [NOTA 2 na página 17 do livro: O termo transpessoal se refere às antigas escolas de psicologia que ensinam que a individualidade (em um certo sentido profundo) não é real] que propicia uma abordagem evolucionária no processo de cura. No paradigma evolucionário. toda a energia na criação é a energia de um universo que sempre se expande. O terapeuta da Polaridade enxerga o paciente como a personificação do elemento de liderança da evolução do universo. A vida do paciente é sagrada. O processo de cura do paciente é um reflexo das questões evolucionárias e de realização dele.
«O caminho entre o nascimento e a morte é um ciclo de crescimento. A vida é entendida como uma experiência de aprendizado para a alma. Essa perspectiva evolucionária implica um enorme respeito pela pessoa e pela profundeza da condição humana. Nosso crescimento e os desafios que enfrentamos no processo de amadurecimento constituem uma jornada sagrada na qual personificamos um momento de um universo sempre em expansão, sempre em evolução. Tudo o que enfrentamos na vida – todos os desafios ao nosso crescimento, todas as resistências para nos tornarmos reais – significa o movimento dos ciclos de evolução.
«O terapeuta da Polaridade dignifica o processo da doença, inserindo-o no contexto evolucionário. Como a doença é entendida como uma metáfora para questões de evolução pessoal, o terapeuta tem uma atitude de profundo respeito pelo paciente. A doença pode ser vista como um santuário, um espaço onde o indivíduo se refugia das exigências da evolução. A doença é a afirmação de que o indivíduo precisa de um espaço para descansar, para reunir as forças ou para chamar reforços e apoio para enfrentar os desafios da vida. Acidentes e doenças podem ser uma declaração inconsciente de questões que são muito ameaçadoras para que o ego lide com elas conscientemente. Em um contexto evolucionário, o papel do terapeuta da Polaridade é ajudar a trazer essas questões à consciência para que os pacientes tenham a oportunidade de assumir um nível mais alto de responsabilidade pelo próprio processo de cura.
«Em uma perspectiva evolucionária, todas as células do corpo são sencientes. As células se contraem e a energia é bloqueada quando é muito dolorido estar presente em nossos sentimentos. Os princípios de equilíbrio de energia da Polaridade propiciam o alívio da tensão, da resistência e da «armadura» do corpo. O terapeuta mantém um espaço sagrado onde é seguro para o paciente experimentar sentimentos para curar traumas da memória celular do corpo. O terapeuta possibilita a criação de um espaço onde o paciente sente que é seguro estar presente em seu próprio corpo – que é seguro respirar, estar consciente, estar completamente vivo.
«(…)
«Nós existimos em duas dimensões – uma dimensão do Espírito e uma dimensão da matéria. Embora nossos sentimentos estejam exclusivamente afinados com a dimensão da matéria, o Espírito é a fonte de nossa vida. O Espírito existe em uma dimensão que está além do corpo e fora do ciclo do nascimento, morte e decadência. Quando o Espírito deixa o corpo, o veículo passa a ser visto como algo impuro e decadente – para ser abandonado o mais rápido possível. De momento a momento, o Espírito emana os campos de energia do corpo. Na Polaridade, chamamos esse campo do Espírito, que tudo penetra, de Alma, Fonte, Energia Primária, o Eu, ou o Campo da Vida.
«A unidade é a fundação dessa cosmologia. Na sabedoria antiga existe um entendimento de identidade de toda a consciência. Cada gota de consciência é una com o oceano da consciência universal. Cada unidade de vida é una com toda a vida. Cada vida é uma flor na árvore da vida eterna. A sabedoria antiga tem raízes na compreensão da unidade de toda a consciência e na santidade e unidade de toda a vida. O mundo mutável das aparências é uma emanação do imutável campo universal da inteligência viva. Os sábios do Himalaia chamam isso de essência do Eu.
«O sistema solar, a natureza e nossos corpos são parte de um sistema único da Inteligência Criadora. Todos os sistemas de vida são subsistemas da evolução da vida única do universo. O Espírito está presente em todos os lugares. A força da vida é a presença do Espírito no corpo. O corpo material é a emanação do espiritual. Nossa sintonia com o Espírito é a chave para a cura e a saúde.
«O dicionário “Webster” define a Alma como «Uma essência ou princípio animador concebido como inseparavelmente associado à vida ou aos seres vivos». A matéria viva é uma emanação da Alma. No núcleo de cada átomo, molécula e célula do corpo existe um campo de energia com um potencial maior, que está em sintonia com o reino espiritual. O campo físico é uma radiação desse núcleo espiritual. É a harmonia do corpo com a Alma que sustenta a vida. A Alma manifesta o corpo como um veículo para a sua evolução. A sabedoria antiga revela que a força da vida no corpo é a presença viva da Alma. A consciência viva no corpo é nada menos que a Alma. A Alma é o Eu interior – aquele que é consciente e vivo em cada ser. A Alma é a própria existência, em sua unidade como consciência ilimitada.»
(In “ANATOMIA ESOTÉRICA – O CORPO COMO CONSCIÊNCIA”, de Bruce Burger, MADRAS, págs. 17 a 19)
- Victor Rosa de Freitas –

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.