sábado, dezembro 26, 2009

ESTADISTAS: PRECISAM-SE!

Sinceramente, estou farto de técnicos da política, de técnicos da governação, de técnicos do poder, de técnicos da justiça.

Na política, nas coisas da polis, e à frente da respublica, estou farto de ver técnicos ambiciosos pelo poder, de técnicos ambiciosos por carreira política, de técnicos ambiciosos por conquistar o favor do povo para ter votos, de técnicos ambiciosos por se sentarem nas cadeiras do poder.

Reclamo, pois, veementemente, homens de Estado, homens com formação verdadeiramente renascentista, com saber humanista e dedicados à coisa pública.

Na justiça, que não seja a formação dos magistrados também meramente técnica. Que não aprendam apenas a técnica de consultar a lei, a técnica de deduzir acusações ou de fazer saneadores, a técnica de accionar ou contestar ou replicar ou, ainda, a técnica de lavrar sentenças.

Reclamo que os magistrados aprendam todas essas técnicas, porque necessárias, mas sempre dentro do pano de fundo do respeito pela Constituição e pela Lei e sempre, sempre, para que haja e seja feita Justiça; numa palavra, que aprendam a virtude de servir a Justiça.
Estadistas: precisam-se para a concretização destes objectivos.

Como Cidadão o reclamo e espero que os demais Cidadãos o façam também.

Já agora, pensem nisso!
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.