DEUS NÃO É UMA HIPÓTESE DE FÉ
“A grande maioria deles [os grandes ateus] existiu por causa das loucuras praticadas pelas religiões, como a discriminação, a exclusão, as injustiças, as guerras, os massacres. Eram, na verdade, anti-religiosos e não ateus. O meu ateísmo foi diferente.
“(…)
“Esforcei-me muitíssimo para eliminar Deus como possibilidade de ser o Autor da existência. Depois de inúmeras viagens intelectuais e de momentos de reflexão, tive de engolir em seco e admitir que é impossível não existir Deus.
“Antes da existência do mundo, de qualquer ser, de microrganismos, de galáxias, planetas, estrelas, átomos ou partículas atómicas, havia o «nada», o vácuo existencial. No meu discurso ateísta pensei: «No princípio era o nada e o nada gerou todas as coisas».
“Mas depois de fazer inúmeras reflexões e análises, percebi que tal era impossível. O nada jamais poderá ter despertado do sono da irrealidade, pois vive o pesadelo eterno da inexistência. Nem o vácuo existencial pode ser assombrado pelo pesadelo da realidade e assumir o estatuto dos fenómenos reais, pois é eternamente estéril. O nada e o vácuo existencial não são criativos. Só a existência pode gerar existência.
“Tal abordagem leva a uma grande tese filosófica: Deus não é uma hipótese de fé, mas uma verdade científica. Se eliminarmos Deus do processo criativo, eliminaremos a própria existência, retornaremos ao vácuo completo e emergiremos na esterilidade tirânica do nada.”
(Apud Augusto Cury, in Os Segredos do Pai-Nosso, Ed. Pergaminho, pág. 14)
2 Comments:
O Universo sempre existiu e sempre existirá, com ou sem Big Bangs pelo meio.
A existência de Deus é uma hipótese que só vem complicar e que não explica nada.
"A existência de Deus é uma hipótese que só vem complicar e que não explica nada".
Pergunto: a existência de Deus vem "complicar" o quê?
Pergunto: a existência de Deus não "explica" o quê?
As respostas para mim são que a nossa condição humana obriga-nos a tais questões e a procurar as respostas pois, como dizia o Mestre, "Só a Verdade liberta".
Há que procurar a Verdade!
Enviar um comentário
<< Home