ARROGÂNCIA, A "HYBRIS" DOS GREGOS ANTIGOS
"É claro que os Gregos cometeram erros sérios, não só em relação à natureza, mas também em relação à natureza humana. Alguns desses erros tiveram consequências desastrosas até aos nossos dias. Mas a nossa explosão de conhecimento também cometeu erros, alguns dos quais poderão, em última análise, levar ao desastre da raça humana enquanto todo.
"Em ambos os casos, os erros deveram-se, e devem-se, à arrogância: uma espécie de presunção altiva que implica um desrespeito sacrílego pelos limites que o universo ordenado impõe às acções dos homens e das mulheres. Os Gregos deram um nome especial à arrogância humana: hybris. Os Gregos consideravam a hybris um pecado e veneravam uma deusa, Némesis, que punia quem o cometesse.
"Hoje em dia, não temos um nome especial para a arrogância humana, nem veneramos Némesis, mas os sinais do seu trabalho encontram-se um pouco por todo o lado."
(In Breve História do Saber, de Charles van Doren, Edições Caderno – uma chancela de ASA Editores -, pág. 58)
2 Comments:
Parabéns pela escolha do excerto. Sim, a arrogância humana pode ser muito nefasta. Lidamos hoje com uma arrogância extrema de certos «cientistas». Acerca do livro citado, recomenda a sua leitura integral?
Abraços
Caro Henrique:
Sem dúvida que recomendo a leitura integral do livro citado.
Trata-se de uma magistral síntese da nossa História (como se refere na capa).
Imperdível!
Um abraço
Victor Rosa de Freitas
Enviar um comentário
<< Home