terça-feira, janeiro 15, 2008

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

De António Lobo Antunes li O Manual dos Inquisidores e estou a ler O Meu Nome é Legião.

Trata-se de um Autor que sabe, que conhece a realidade

“Tu aí quieta”,

Que nos descreve, na perfeição, o mundo cão em que vivemos, desde os tempos de Salazar até à actualidade, passando pelo mundo mundano e podre das fraquezas humanas no cumprimento da sentença divina desde que nasceram que é a morte inglória na velhice, se não a obtida na matança de um qualquer preto na ponta duma espingarda dum qualquer policial, no seu estilo psicanalítico, de quem conjuga e associa ideias que apenas ganham sentido no sofá de Freud.

Autor que tem frases magníficas e cheias de conteúdo, como aquela que ouvi numa sua entrevista televisiva com o jornalista Mário Crespo:

“O acaso é a obra que Deus não assina quando se quer manter Anónimo”.

Mas (há sempre um mas, e quem sou eu perante tal sumidade de verdades e conhecimento) é um Autor que, a meu ver, não nos traz nenhuma alternativa, nenhuma construção, nenhuma posição afirmativa neste mundo cruel e desumano, enfim, um autor que não tem coragem para dizer o que lhe está implícito na sua linguagem romanesca:

“Afinal, Deus é um Grande Filho da Puta”.

Perdoe-me tal Autor, perdoem-me os leitores, perdoe-me o Sumo Pontífice e todo os religiosos do Mundo, mas, lendo António Lobo Antunes, só podemos chegar à conclusão de que

“Deus é um Grande Filho da Puta!”,

Embora aquele Autor nunca o diga expressamente!

Mas de quem se tira que afinal somos todos, os Humanos, apenas animais loucos e viciados e assim vivendo até à morte inglória!

Será assim?

Será Deus “um Grande Filho da Puta”?

Será?

Responda Ele, o Autor comentado ou quem souber!

NOTA: este post foi referido em PERSPECTIVAS.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

filho da puta e vc , não fale do meu deus .
a blasfemia , não tem perdão
.........

2:29 da manhã  
Blogger Unknown said...

concordo deus filho da puta crtz

5:14 da tarde  
Blogger Maximus said...

Além de ser um grande fdp, merece ser condenodo,torturado,morto e esquecido para sempre!

8:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.