domingo, janeiro 12, 2020

ANÁLISE DE POEMAS DO IMPERADOR MEIJI DO JAPÃO…

- «Análise do poema 61 – Relva de verão
«Aqui, o Imperador Meiji compara metaforicamente o comportamento da «relva de verão», título poema, à agitação da humanidade no planeta. O Imperador associa os conflitos do quotidiano ao comportamento da relva ou das ervas daninhas durante o calor do verão japonês. As ervas daninhas aparecem espontaneamente, muitas vezes nos lugares que menos desejamos, causam prejuízos e danos, interferem negativamente na agricultura e, por mais que as retiremos, voltam sempre, mais cedo ou mais tarde. São cíclicas e crescem com mais vigor no calor e na humidade do verão.
«A expressão «mundo agitado» apresenta-se com o significado de «perturbações do quotidiano».
«A mensagem implícita no poema diz-nos que vivemos num mundo inquieto, movimentado, cíclico, de “karma” coletivo. Portanto, teremos sempre problemas que, mesmo quando são solucionados ou minimizados, regressam ciclicamente enquanto outros hão de surgir.
«Mikao Usui
«O Mestre Mikao Usui percebeu que vivemos num mundo alvoroçado, desordenado e tumultuoso, com grandes agitações políticas, económicas, sociais, culturais, ambientais, dificuldades e problemas permanentes. Por isso, estamos constantemente sujeitos a diferentes disfunções e problemas de saúde. O Reiki pode muito contribuir para reduzir o stresse, melhorando e ajudando a manter a nossa saúde física e emocional.
«A entrevista contida no manual com o título de “Reiki Ryoho Hikkei», entregue aos alunos do Mestre Usui quando lecionava, contém a seguinte pergunta:
«”Entrevistador: Por que razão ensina o método Reiki ao público?
«Mikao Usui: A nossa técnica terapêutica Reiki é original, baseia-se na capacidade do Espírito (Rei) do Universo, que fortalece as pessoas e promove a moderação de ideias e o prazer de viver…”»
«Segue-se uma citação que nos remete para o poema:
«O Mestre Jesus disse:
«”Basta a cada dia o seu mal.
«Mateus, 6, 34)”»
(In “REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA”, de Johnny De’ Carli, Dinalivro, págs. 272 e 273)
- Victor Rosa de Freitas –
Benavente, 12.01.2020

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.