quinta-feira, janeiro 01, 2015

É NECESSÁRIA A MUDANÇA DO ESTADO DE CONSCIÊNCIA...


«O medo, a ganância e o desejo de poder são as forças psicológicas que sustentam a guerra e a violência entre nações, tribos, religiões e ideologias, além de serem também a causa de incessantes conflitos nas relações pessoais. Provocam uma distorção na nossa percepção de nós próprios e das outras pessoas. São elas que nos levam a interpretar mal uma situação, conduzindo a acções despropositadas concebidas para nos libertar do medo e satisfazer a nossa necessidade de "mais", que é um poço sem fundo.
«Porém, é importante realçar que o medo, a ganância e o desejo de poder não são a tal disfunção de que estamos a falar, mas sim o seu produto. Esta disfunção é uma ilusão colectiva profundamente enraizada na mente de cada ser humano. Há uma série de ensinamentos espirituais que nos aconselham a abandonar o medo e o desejo, mas estas práticas espirituais geralmente não dão resultado. Não vão à raiz da disfunção. O medo, a ganância e o desejo de poder não são os principais factores causais. Tentarmos ser seres humanos bons ou melhores parece ser uma coisa louvável e de sentimentos nobres, mas é um esforço pelo qual não obteremos frutos, se não se verificar uma mudança na consciência. Esta tentativa ainda faz parte da mesma disfunção, é uma forma mais subtil e invulgar de narcisismo, de querer obter sempre mais, de desejar uma consolidação da nossa identidade conceptual, da imagem que criamos de nós próprios. Não nos tornamos bons tentando ser bons, mas encontrando a bondade que já existe dentro de nós e deixando-a vir à superfície. Porém, tal só é possível se algo de fundamental mudar no nosso estado de consciência.
«A história do comunismo, originalmente inspirado em ideais nobres, ilustra de forma clara o que acontece quando as pessoas tentam mudar a realidade exterior - criar um novo mundo - sem terem promovido anteriormente uma mudança na sua realidade interior, no seu estado de consciência. Fazem planos sem ter em conta a garantia de disfunção que todos os seres humanos carregam consigo: o ego.»
(In "UM NOVO MUNDO", de Eckhart Tolle, Editora Pergaminho, págs. 17 e 18)

1 Comments:

Blogger jkt said...

no fundo somos animais, mas.. estamos iludidos do contrário.

simples.

8:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.