quinta-feira, setembro 19, 2019

“O MILAGRE ESPINOSA” - UM LIVRO MARAVILHOSO…

«Numa linguagem clara, atraente, nada académica, este livro mostra-nos o que podemos aprender com Espinosa, o filósofo cuja família teve de fugir de Portugal para escapar às malhas da Inquisição.»
«Espinosa dedicou a sua vida à filosofia. Com que objetivo? Descobrir «o gozo de uma alegria suprema e incessante». Construiu uma obra inovadora: em meados do século XVII, foi o precursor do Iluminismo e das nossas democracias modernas, bem como da aliança entre liberdade e razão. Espinosa não esteve apenas muito à frente do seu tempo – mas também do nosso: foi o pioneiro de uma leitura histórica e crítica da “Bíblia”, o fundador de uma «psicologia das profundezas», o grande mestre da filologia, o criador da sociologia e da etologia – e, acima de tudo, o inventor de uma filosofia baseada no desejo e na alegria, que alterou radicalmente a nossa ideia de Deus, de moralidade e destino. O livro é um relato dos ensinamentos do filósofo, aplicados à nossa vida e à nossa busca da felicidade. É esse o milagre de Espinosa.»
(Na CONTRACAPA)
(“O MILAGRE ESPINOSA”, de Frédéric Lenoir, QUETZAL)
BREVE COMENTÁRIO MEU:
Trata-se, sem dúvida, de um livro MARAVILHOSO.
Toda a conceção de Deus e do Homem de Espinosa são uma verdadeira “revolução” no pensamento da Humanidade, por parte de um homem avançado séculos em relação ao seu tempo.
Como afirmou Albert Einstein, quando lhe perguntaram se acreditava em Deus: «Creio no Deus de Espinosa, que se revela na harmonia de tudo o que existe, mas não num Deus que se preocupe com o destino e com os atos dos seres humanos.»
Um livro que recomendo a todos.
- Victor Rosa de Freitas –

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.