terça-feira, julho 23, 2019

LIVRO – “ESTALINE E OS CIENTISTAS”, DE SIMON INGS, TEMAS E DEBATES-CÍRCULO DE LEITORES…

«Ao longo da história, os cientistas desde Galileu até aos mais especialistas em alterações climáticas, tiveram de enfrentar a autoridade política para conseguirem prosseguir a busca do conhecimento. Porém, na União Soviética, onde as elites no poder acarinhavam, patrocinavam e até fetichizavam a ciência como nunca antes, os cientistas viviam as suas vidas no fio da navalha. A União Soviética tinha o sistema científico mais subsidiado da história. Os cientistas eram louvados como heróis do povo e cumulados de galardões e privilégios. Porém, se as suas ideias ou domínios de estudo perdessem o favor das elites, podiam ser exilados, presos ou assassinados. E, mesmo assim, mantiveram-se firmes, dando enormes contributos à ciência do século XX.
«”Estaline e os Cientistas” conta a história de muitos cientistas talentosos que trabalharam na Rússia no período entre os anos que precederam a Revolução e a morte do «Grande Cientista», Josef Estaline. Entretece as histórias de cientistas, políticos e ideólogos num retrato íntimo e por vezes terrífico de um Estado que pretendia refazer o mundo à sua medida, mas que causou grandes estragos. O próprio Estaline era um botânico amador que, sob a influência de perigosos charlatães como Trofim Lysenko (que negava a existência dos genes), destruiu não apenas as vidas de centenas de cientistas brilhantes mas fez morrer à fome milhões de pessoas.
«Obra magistral, que aprofunda a nossa compreensão da história russa, é também uma visão aterradora do que acontece quando a ciência se torna refém da política.»
(Na BADANA DIREITA do Livro)
BREVE COMENTÁRIO MEU:
Este livro vem no seguimento de uma defesa intransigente da LIBERDADE – e contra qualquer sociedade autoritária ou ditaturial.
Aqui (neste comentário, e mais uma vez) se propugna que TODOS e CADA UM devem ter acesso ao CONHECIMENTO, à CONSCIÊNCIA e à SABEDORIA.
Todos e cada um nascem “individualmente”, e “individualmente" morrem.
A SALVAÇÃO é, pois, INDIVIDUAL.
Defendemos, pois, SEMPRE, a LIBERDADE INDIVIDUAL.
A ser usada, não apenas de modo EGOTISTA, mas tendo em vista o BEM da HUMANIDADE.
E a SABEDORIA ensina “isso”.
Disse!
- Victor Rosa de Freitas –

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.