sexta-feira, março 15, 2019

«QUEM SOU EU?» - ATÉ AGORA, E EM MEADOS DO SÉCULO XXI…

«Desde tempos imemoriais que a vida se dividiu em duas partes complementares: um período de aprendizagem a que se segue um período de trabalho. Na primeira parte da vida, acumulávamos informação, desenvolvíamos aptidões, construíamos uma mundividência e criávamos uma identidade estável. Mesmo que aos 15 anos passássemos a maior parte do nosso dia a trabalhar no arrozal da nossa família (e não numa escola formal), a coisa mais importante que estávamos a fazer era aprender: como cultivar o arroz, como negociar com os mercadores de arroz gananciosos vindos da grande cidade, e como solucionar os conflitos que surgiam com outras aldeias acerca de terrenos e água. Na segunda parte da nossa vida recorríamos às aptidões que tínhamos acumulado para nos orientarmos no mundo, ganhar a vida e contribuir para a sociedade. É claro que mesmo aos 50 anos continuávamos a aprender coisas novas sobre o arroz, os mercados e os conflitos, mas tratava-se apenas de ligeiros ajustes a capacidades já muito apuradas,
«E meados do século XXI, a mudança cada vez mais acelerada somada a esperanças médias de vida mais longas, tornarão este modelo tradicional obsoleto. A vida irá romper pelas costuras e haverá menos continuidade entre os diferentes períodos da vida. «Quem sou eu?» será uma pergunta ainda mais urgente e complicada do que algum dia foi.»
(In “21 Lições para o Século XXI, de Yuval Noah Harari, ELSINORE, pág. 304)
- Victor Rosa de Freitas -

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.