quinta-feira, setembro 20, 2018

E QUE TAL DAR UMA MOEDINHA AOS ALUNOS QUE APRENDEM CIÊNCIAS ESPECULATIVAS – E, PORTANTO, DESINTERESSADAS?...

«Que o mundo clássico tinha consciência da diferença entre ciência puramente especulativa (portanto, desinteressada) e ciência aplicada é-nos confirmado não só por Aristóteles, mas também por anedotas e biografias de cientistas ilustres que tiveram ampla divulgação. Recordemos, por exemplo, aquilo que Estobeu nos conta de Euclides. Para dar resposta à pergunta de um aluno – que, assim que aprendeu um primeiro teorema, lhe perguntou: «Mas o que ganho eu com isso?» -, o famoso matemático mandou chamar um escravo e ordenou-lhe que desse uma moedinha ao aluno, pois [ele] tem necessidade de ganhar qualquer coisa com aquilo que aprende».»
(In “A UTILIDADE DO INÚTIL – MANIFESTO”, de Nuccio Ordine, Faktoria K de Livros, pág. 119)

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.