EXPLORAR A FÉ…
«Adolf Hitler acreditava conhecer um grande segredo sobre a mente humana. «Tenham a certeza», disse em 1927, «que também nós colocamos a fé em primeiro lugar e não a cognição. É preciso acreditar numa causa. Apenas a fé cria um Estado. O que motiva as pessoas a batalhar por ideias religiosas? Não a cognição, mas a fé cega.»
«É uma das afirmações mais importantes que Hitler alguma vez proferiu. Ele não era crente religioso em nenhum sentido convencional, e, contudo, fez tudo o que pôde para criar na Alemanha um Estado baseado na fé – um Estado no qual a população tinha «fé cega», não num ser supernatural, mas nele e no regime nazi.
«Hitler também achava saber qual o melhor modo de gerar a fé. A chave era chegar às pessoas não pela lógica mas pela emoção. «A arte da propaganda» escreveu em “Mein Kampf, «reside em compreender as ideias emocionais das grandes massas e encontrar, através de uma forma psicologicamente correta, o caminho para a atenção e daí para o coração das massas alargadas».»
(In “A MENTALIDADE NAZI”, de Laurence Rees, vogais, pág.207)
Benavente, 16.06.2025
-
Victor Rosa de Freitas -
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home