terça-feira, fevereiro 27, 2018

OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA IGREJA CATÓLICA…


«Na Igreja Católica, os serviços de informação assentavam em quatro pilares fundamentais: o poder confessional; o monopólio da literacia e do ensino; boas comunicações; a Inquisição. Os terrores do Inferno e os poderes dos sacerdotes forçavam à obediência, e, mais importante ainda, através do sacramento da penitência (confissão dos pecados), encorajavam o fornecimento de informação oportuna acerca das intenções temporais dos homens que podiam ser usadas em benefício da Santa Madre Igreja.
«O sacramento da confissão e penitência baseava-se na simples teoria de que pecar – com exceção do pecado mortal – podia ser perdoado se fosse confessado a um sacerdote ordenado. Isto acabava por ser uma ferramenta deveras útil, tanto para recolha de informações como para controlo social. Um confessor ouvia tudo e perdoava muito. Este maravilhoso instrumento para se obter informação estava infiltrado na Igreja desde o topo desta até às suas bases. A mantê-lo estava o risco da danação, e assim, fosse por fé ou por superstição, milhões de pessoas, de camponeses a príncipes, confiavam os seus mais íntimos segredos aos padres católicos um pouco por toda a Europa. A confissão tornou-se num simples mas fabuloso sistema de recolha de informação.
«Os padres deveriam manter em segredo as revelações feitas no confessionário, mas o sistema tinha uma falha inerente: os próprios padres tinham de se confessar. Assim , o conhecimento dos pecados atravessava toda a hierarquia da Igreja até chegar a Roma. Isto não deveria suceder, mas seria uma ingenuidade pretender que tal não acontecia. Além disso, não se pode ignorar que, ante a própria natureza humana e a forma como as organizações hierárquicas funcionam, os confessores bajulavam os superiores, avisando-os de problemas iminentes ou de ideias heréticas.»
(In A HISTÓRIA DA ESPIONAGEM E O MUNDO DOS SERVIÇOS SECRETOS E DE INFORMAÇÃO”, de John Hughes-Wilson, Marcador, pág. 30)

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.