quinta-feira, maio 28, 2015

PARA QUEM SE QUER INICIAR NA MEDITAÇÃO...


«Aqui ficam algumas medidas simples para o iniciar na meditação:
«1. Escolha um lugar razoavelmente calmo para começar a sua prática, e escolha uma hora em que não seja interrompido.
«2. Descontraia o corpo. Se quiser fechar os olhos, feche. Respire fundo e comodamente, reparando calmamente no ritmo da inspiração e expiração.
«3. Deixe que a respiração seja completa, concentre a sua atenção no ar que entra pelas narinas, enchendo o abdómen, e depois soltando. Calmamente e sem esforço, observe a respiração entrar e sair.
«4. Quando lhe vierem pensamentos à mente, observe-os e redirecione calmamente a atenção para a respiração. O objetivo da meditação não é parar os pensamentos, mas sim reconhecer que somos mais do que os nossos pensamentos e sentimentos. Imagine os pensamentos como se fossem nuvens que passam no céu. Se der por si a julgar os pensamentos ou sentimentos, basta retomar a consciência da respiração.
«5. Algumas pessoas consideram útil ter uma palavra ou expressão especial ou sagrada que usam para retomar a consciência na respiração. Entre alguns exemplos estão «om», «hu», «paz», «obrigado», «graça», «amor» e «calma». Pode pensar nessa palavra sempre que inspira, ou usá-la como um lembrete quando a sua mente começa a divagar.
«6. É muito importante não fazer da prática de meditação mais um fator de stresse. Na realidade, "reduzir" o stresse é um dos maiores benefícios da meditação, juntamente com o aumento da intuição, da criatividade, da compaixão e da paz.»
(In "A TERCEIRA MEDIDA DO SUCESSO", de Arianna Huffington, EDITORIAL PRESENÇA, págs. 121 e 122)
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.