sexta-feira, outubro 26, 2018

ABANDONAR O MEDO, ABRAÇAR O AMOR…

«No passado, tomei o medo como professor. Era uma criança e, mesmo sem me aperceber disso, queria aprender a proteger-me e aos que amava de todas as ameaças, aprendendo acerca delas e encontrando refúgios contra elas. Queria permanecer confortável e, por isso mesmo, recuos e abrigos eram muito importantes. Por isso, admirava ninhos e casulos, lugares de repouso, caminhos seguros e acontecimentos previsíveis. Mas depois apercebi-me de que o medo pode alimentar facilmente a violência e o isolamento e de que a tendência para a retirada e para a luta contra possíveis ameaças se transforma num dos piores professores e conselheiros. Eles trazem destruição e entrincheiramento com demasiada facilidade. Fazem-nos encolher e evitar, retirarmo-nos e amaldiçoar. A História parece ensinar-nos essa narrativa através dos nossos maiores ancestrais, que nos deixaram os seus legados de arte, deliciando os nossos sentidos e elevando os nossos espíritos, ou os que nos deixaram as maiores inspirações em ciência e filosofia, ou os que nos deram exemplos mais heróicos e sábios. Todos eles estavam a seguir a sua bússola interior, a sua atracção por valores e causas superiores que concediam leveza aos seus passos. Não estavam a encolher-se, estavam a expandir-se e a ousar.
«Por isso, decidi agora: o amor é melhor, as atracções são mais felizes, o coração é mais sábio. A minha alma rejuvenesce e brilha de alegria a cada vez que sigo o amor, admiro e sinto gratidão. O meu coração floresce, e a minha mente clarifica-se ao seguir a Natureza e as suas lições intermináveis. Não sou senão um tolo, mas sou um tolo mais feliz quando a atracção é minha conselheira, e o amor é a força que me guia. Encontro paz no ninho das inspirações elevadas e profunda alegria na tentativa de aprender a abençoar toda a Criação. E à medida que desapareço num oceano de amor, o oceano de amor aparece através de mim.»
(In “O LIVRO DA IGNORÂNCIA”, de Vítor J. Rodrigues, Nascente, págs. 153 e 154)

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.