quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Portugal é, afinal, um "pântano" feudal



Durante muitos anos pensei e actuei como se Portugal fosse uma democracia “avançada” - pois tem uma constituição e uma legislação “modernaças” - com cidadãos a viverem em “liberdade”.

Bastava ouvir os comentários televisivos do filho do “pai” de tal “democracia”, que, com todo o à-vontade, afirmava: - “Sou um cidadão livre num país livre”.

Agora aprendi que aquele descendente de um ex-presidente da república portuguesa só falava assim por ser filho de “quem era” e não porque a realidade portuguesa fosse a que retratava, ou seja, a sua ascendência dava-lhe o ambiente da “liberdade” que invocava.

Como não tenho a mesma ascendência, nem qualquer padrinho que a substitua, aprendi, à minha própria e exclusiva custa, que Portugal, afinal, não passa de um país feudal (e reaccionariamente feudal).

Há uns “senhores”, nesta pseudo-democracia, que tratam os cidadãos como se fossem servos da gleba e de quem exigem vassalagem. Como provei a verdadeira liberdade (não a libertinagem, mas a postura de desenvolver as minhas capacidades e faculdades, sempre no respeito pelo espaço dos outros), procuro ser livre contra aqueles senhores feudais.

E estes não perdoam “isso”.

“É a vida!”, como dizia o “outro”, que também disse que isto era “um pântano”.

E "pântano" feudal, acrescento eu!

Já agora, vale a pena pensar nisto.

Especialmente pelos homens "livres”.
on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.