quarta-feira, setembro 03, 2025

SER HOMEM...

 «Vivemos num tempo em que predominam os especialistas que analisam segmentos da realidade, com o risco de não entenderem o homem numa visão unitária, mas apenas numa única perspectiva, e constituem esta visão unidimensional em padrão total do homem.

« - Ser homem significa sobretudo ter a possibilidade de ultrapassar todos os condicionalismos, superar-se a si próprio, isto é, ter a capacidade de autotranscender-se.»

(In “PARA SER LIVRE”, de Eugenio Fizzotti, Paulinas, pág. 84)

«Será possível para os homens da «sociedade de consumo», muitas vezes aborrecidos e deprimidos, tornarem-se verdadeiramente livres no seu agir e na sua maneira de pensar? A resposta é positiva desde que se recupere uma visão global da pessoa, que leve em conta os seus conflitos morais e apresente valores como a coerência, integridade e solidariedade, como alternativa válida ao conformismo dos modelos culturais geralmente propostos. Não basta falar ao homem somente das suas necessidades não satisfeitas. Ele realiza-se quando encontra um sentido para a vida, isto é, quando a percebe como uma tarefa a cumprir, fazendo escolhas livres e responsáveis. Neste contexto, a liberdade é vista como condição interior que permite enfrentar qualquer situação, até a mais negativa, com a consciência plena do valor e da dignidade do ser humano. A realidade quotidiana, muitas vezes impregnada de incompreensão e violência, torna-se um desafio a redescobrir a humanidade, «uma humanidade à procura de motivações válidas para viver e ter esperança».»

(na contracapa do livro)

Benavente, 03.09.2025

- Victor Rosa de Freitas - 


on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.