segunda-feira, novembro 19, 2018

DIGA A VERDADE - OU, PELO MENOS, NÃO MINTA…

«Dizer a verdade é criar a realidade mais habitável ao Ser. A verdade constrói edifícios que podem durar mil anos. A verdade alimenta e veste os pobres e torna as nações ricas e seguras. A verdade reduz a terrível complexidade do homem à simplicidade da sua palavra, para que ele se possa tornar um aliado, em vez de um inimigo. A verdade torna o passado verdadeiramente passado, e faz o melhor uso das possibilidades do futuro. A verdade é o recurso natural supremo e inesgotável. É a luz na escuridão.
«Veja a verdade. Diga a verdade.
«A verdade não são as opiniões partilhadas pelos outros, porque a verdade não é um conjunto de “slogans” nem uma ideologia. Em vez disso, é algo pessoal. A nossa verdade é algo que somente nós podemos dizer, algo baseado nas circunstâncias únicas da nossa vida. Apreenda a sua verdade pessoal. Comunique-a com cuidado, de maneira articulada, a si mesmo e aos outros. Assim, vai sentir-se mais seguro e que a vida é agora mais abundante, ao mesmo tempo que habita a estrutura das crenças atuais. Isso garantirá um futuro mais benevolente, por mais divergente que esse futuro seja das certezas do passado.
«A verdade surge das fontes mais profundas do Ser. Isso evita que a alma murche e morra quando encontramos a inevitável tragédia da vida. Tal como ajuda a impedir o terrível desejo de vingança, relativamente a essa mesma tragédia, que é parte do terrível pecado do Ser que tudo deve suportar com graciosidade, apenas para que possa existir.
«Se a sua vida não é o que podia ser, tente dizer a verdade. Caso siga desesperadamente uma ideologia ou mergulhe no niilismo, tente dizer a verdade. Caso se sinta fraco e rejeitado, desesperado e confuso, tente dizer a verdade. No Paraíso, todos dizem a verdade. É isso que faz dele o Paraíso.
«Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta.»
(In “12 REGRAS PARA A VIDA”, de Jordan B. Peterson, Lua de Papel, págs. 294 e 295)

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.