segunda-feira, setembro 24, 2018

O DIREITO À INFORMAÇÃO ATUALIZADA - O DIREITO FUNDAMENTAL AO CONHECIMENTO…

«Um conto de Jorge Bucay explica por que razão os elefantes não fogem do circo apesar de se encontrarem presos por uma simples corrente atada num extremo a uma das suas patas e no outro a uma pequena estaca cravada no solo.
«O elefante é um animal que tem força para arrancar uma árvore, por isso a pergunta é: Porque não escapa da sua privação de liberdade no circo?
«O elefante esteve unido a essa estaca desde o começo da sua vida. Quando era muito pequeno tentou fugir, mas não tinha força suficiente para isso e apesar de o ter tentado em inúmeras ocasiões não conseguiu escapar; assim, o animal aceitou a sua impotência e resignou-se a aceitar o seu destino. O elefante não foge porque acredita que não pode. O seu problema reside no facto de nunca mais ter voltado a questionar aquilo que aceitou um dia como certo, quando era jovem.
«Nos circos de pulgas, as coisas são parecidas. Quando começa o treino da pulga, ela é introduzida num frasco de cristal, onde começa a dar saltos e a magoar-se com força na cabeça, até que acaba por convencer-se de que continuar a saltar não lhe vai servir de nada.
«Embora as decisões de deixar de puxar a corda e de não dar saltos sejam funcionais no momento em que as adotam, visto que poupam sofrimento e dor ao elefante e à pulga, acabam por confinar a vida destes animais àquilo que verdadeiramente não são. O problema não é que num dado momento deixem de puxar ou de saltar, o problema é que lhes falta informação sobre a sua verdadeira situação e sobre o contexto atual, e essa é frequentemente a origem da falta de abundância; a falta de informação atualizada.
«Assim sendo, cada vez que há alguém a viver a fantasia de que não pode, não tem ou não é, na verdade o que existe é alguém que não sabe.
«Com a informação que temos chegámos onde estamos. Se queremos ir mais longe, precisamos de nova informação e de pôr em prática o mais breve possível para que passe a fazer parte da nossa essência o quanto antes.
«Há algo que me transmite muita paz há anos, o saber que a única coisa que existe entre o meu estado atual e qualquer estado desejado é informação nova e horas de prática.»
(In “VIVER COM ABUNDÂNCIA”, de Sergio Fernández, Marcador, págs. 52 e 53)
BREVE COMENTÁRIO MEU:
Por isso que defendo que TODOS e CADA UM devem ter o DIREITO FUNDAMENTAL ao CONHECIMENTO – e à CONSCIÊNCIA e à SABEDORIA.
- Victor Rosa de Freitas -

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.