quarta-feira, maio 23, 2018

O ENIGMA DA ESFINGE E ÉDIPO…

«A ESFINGE PÕE A ÉDIPO UM ENIGMA: «O que é que anda em quatro pernas, depois em duas, e depois em três?» Se não conseguir responder, a Esfinge matá-lo-á, mas ele interpreta-o corretamente como um enigma relativo às idades do Homem. Um bebé anda sobre os quatro membros, cresce para caminhar sobre duas pernas até ficar tão velho que uma terceira perna, ou bengala, é necessária. Mas «idades» é também aqui outra forma de aludir à evolução da Humanidade. A forma da Esfinge é um monumento a esta evolução.
«A Esfinge é derrotada pela sagacidade de Édipo e lança-se no precipício, ou abismo. A morte da Esfinge é uma forma de mostrar que os deuses dos elementos, os princípios organizadores do Universo, foram absorvidos com sucesso para o interior do corpo humano nesta altura.
«Central à lenda de Édipo é o destino terrível que ele esperava – mas não conseguiu – evitar. Matou, na altura devida, o pai e tornou-se amante da mãe. À medida que as leis da natureza se tornavam fixas, os humanos ficaram presos nelas.»
(In “HISTÓRIA SECRETA DO MUNDO”, de Jonathan Black, Alma dos Livros, págs. 142 e 143) 

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.